Histórico! A Federação Amazonense de Futebol (FAF) divulga a criação do inédito Ranking Amazonense do Futebol Não Profissional e a realização da primeira premiação oficial dedicada aos melhores do ano de 2025. A ação contempla clubes e atletas que integram o calendário oficial do futebol não profissional amazonense para reconhecer a atuação dos agentes do esporte de base no estado.
O objetivo é estimular o desenvolvimento das competições não profissionais por meio da valorização dos seus protagonistas. O ranking será baseado no desempenho ao longo da temporada, com critérios técnicos definidos pela Diretoria de Competições da FAF, envolvendo desde a participação em campeonatos até resultados em campo, disciplina e organização.
A ação contempla a criação de um ranking anual com pontuação acumulada entre os participantes que, ao final do ano, servirá de base para a eleição dos destaques em diversas categorias. O presidente da FAF e vice-presidente eleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednailson Rozenha, enalteceu o papel transformador do futebol de base no Amazonas.
“O futebol não profissional é onde tudo começa. É onde o menino se torna o craque, a menina sonha com a Seleção, onde o dirigente trabalha por amor, respeito e cuidado. É ali, na base, que pais e mães acreditam no futebol e apostam suas esperanças, acordam cedo nos fins de semana, vibram na arquibancada e plantam o futuro junto com seus filhos. Valorizar esse alicerce é também garantir que o futebol profissional siga forte, diverso e representativo. Essa premiação é um tributo a quem nunca desistiu de fazer o futebol acontecer no coração das nossas crianças. O Amazonas é futebol do centro à fronteira. E cada criança que entra em campo carrega consigo o sonho de um povo inteiro”, declarou.
A FAF é uma das poucas Federações do Brasil que organiza o futebol desde a categoria inicial, que é o Sub08. Rozenha admite que é desafiador, mas o compromisso em oportunizar as crianças e vê-las acreditando no esporte supera qualquer obstáculo.
“Temos muito orgulho de sermos uma das poucas Federações a oferecer a categoria inicial do futebol. O compromisso com as crianças e o respeito com seus sonhos é o que nos motiva. Estamos evoluindo a cada ano, precisamos que dirigente e, principalmente os pais, acreditem que o futebol é uma importante ferramenta de transformação social. Somos os exemplos para nossas crianças e é por elas que são o futuro do nosso futebol que estamos aqui”, afirmou.
Categorias contempladas e critérios
A premiação abrangerá as seguintes competições:
Campeonato Amazonense Sub 20
Campeonato Amazonense Sub 18
Campeonato Amazonense Sub 16
Campeonato Amazonense Sub 14
Campeonato Amazonense Sub 12
Campeonato Amazonense Sub 10
Campeonato Amazonense Sub 8
Torneio Inicio Sub 10
Torneio Inicio Sub 8
Campeonato Amazonense Feminino
Campeonato Amazonense Feminino Sub20
Campeonato Amazonense Feminino Sub17
Campeonato Amazonense Feminino Sub15
Premiações específicas:
• Seleção do Campeonato: escolha dos melhores atletas por competição (11 atletas, com variações para Sub-08 e Sub-10).
• Atleta do Ano por Categoria: um destaque por categoria.
• Artilheiro de Cada Campeonato: maior número de gols por competição.
• Clubes com maior representatividade: reconhecimento aos clubes com mais atletas premiados nas seleções e nos rankings.
A pontuação para o ranking será atribuída conforme a colocação nas competições, variando de 100 pontos para o 1º lugar até 15 pontos para o 10º lugar. Além disso, clubes que participarem de pelo menos oito dos eventos do calendário, incluindo obrigatoriamente dois no feminino, receberão bonificação de 100 pontos.