NOTÍCIAS
Enviar por e-mail Compartilhar

17.04.2024 - 11:10  |  CEAF-FAF

Presidente da Comissão de Arbitragem avalia atuações e exalta acerto crucial na final do Barezão 2024: O resultado foi legitimado

Deborah Melo/FAF
Weden Cardoso Gomes destacou ainda a importância dos árbitros assistentes adicionais (AAA), implementados no segundo turno da competição e também o estágio dos novos árbitros feito na principal competição da FAF

 Com o encerramento do Campeonato Amazonense 2024, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Amazonas (CEAF-AM), Weden Cardoso Gomes, exaltou a atuação da arbitragem na final da competição e a decisão acertada do árbitro assistente, Uesclei Regison, no lance do gol de empate do Manaus, na finalíssima diante do Amazonas.

 
“Na grande decisão, finalizamos com chave de ouro em um lance ajustadíssimo, onde o assistente 1 da partida não assinalou impedimento no gol de empate do Manaus, em que o atacante Ibiapino se encontrava em posição legal na hora da dividida que originou o passe que resultou no gol de empate. Assim, legitimamos o resultado da partida que acabou indo para os pênaltis. Então, entregamos a final do campeonato de forma limpa, íntegra e com um cenário muito positivo para a arbitragem amazonense", afirmou o presidente.
 
Das 60 partidas do Barezão 2024, 58 foram comandadas por árbitros do quadro do Amazonas. Weden Cardoso avaliou a atuação da arbitragem durante a competição, assumiu os erros. e destacou a evolução na reta final e a influência positiva da implementação dos árbitro assistentes-adicionais, a partir do segundo turno do Estadual.
 
“Assumimos nossos erros, punimos os árbitros e eles cumpriram suas suspensões, voltaram para o cenário de campo porque punição não pode ser perpetua. Ser árbitro é uma profissão que tem a previsibilidade do erro, algo que, inclusive, está no livro de regras do futebol. Porém, eu avalio a reta final do Campeonato Amazonense e as finais do segundo turno e geral, com um saldo bastante positivo. Legitimamos os resultados, que foram limpos, sem qualquer contestação ou lance que pudesse colocar em cheque a atuação da arbitragem”, pontuou.
 
Árbitros premiados
 
Na última segunda-feira (15/04), a Federação Amazonense de Futebol realizou o prêmio Caboco do Barezão, cerimônia de premiação dos melhores do Campeonato Amazonense 2024. Durante o evento, os árbitros Antônio Carlos Pequeno Frutuoso, Anne Kesy Gomes de Sá e Alexsandro Lira de Alexandre foram premiados como os destaques da arbitragem no Estadual. 
 
Além dos escolhidos pela imprensa esportiva e por autoridades do futebol, os árbitros Rafael Ramos Tourinho, Raimundo José Azevedo de Medeiros, Elenildo Batista Rodrigues Junior, Márcio da Silva Contreira e Whendel Saraiva da Silva também estiveram entre os indicados da premiação.

Av. Constantino Nery, 282 - Centro.

Telefone: (92) 3085-2808 / 3232-9491

federacaoamazonense@gmail.com

Segunda a Sexta, 12h as 18h

© Copyright 2015 - 2023 - Federação Amazonense de Futebol.

Todos os direitos reservados.