NOTÍCIAS
Enviar por e-mail Compartilhar

06.09.2024 - 19:10  |  A FLORESTA É A BOLA DA VEZ

Copa da Floresta: Fonte Boa quer continuar fazendo história e garantir vaga na final inédita

Yuri Andrade/FAF
Fonteboenses vão encarar Iranduba no sábado (07/09), no CT do Manaus, na bagagem leva a bandeira do Alto Solimões, além de ser a única com 100% de aproveitamento na competição

 No começo da Copa da Floresta 2024 foram 45 seleções com o mesmo objetivo: erguer o troféu da maior competição de futebol não profissional da região Norte. Três meses passados, apenas quatro valentes times seguem na disputa: Iranduba, Fonte Boa, Silves e Humaitá. Cada seleção tem suas histórias para contar e sua região para representar. Nesta etapa decisiva, Fonte Boa (distante 680 km de Manaus) carrega o orgulho e a paixão do povo do Alto Solimões, além de ser a única seleção que conseguiu o feito de vencer todos os confrontos até a semifinal.

 
Para realizar sonhos, deve-se fazer escolhas. Os fonteboenses deixaram sua cidade natal em um momento especial. A seleção encarou uma viagem de dois dias de barco rumo à Iranduba, na semana que começou a disputa dos Boi-bumbás Corajoso e Tira-prosa no Festival Folclórico de Fonte Boa, uma festa que movimenta a economia e exalta a cultura amazonense no Alto Solimões. A seleção está focada na semifinal, mesmo sendo preciso deixar para trás família e amigos, numa época importante do ano. É o que garante o presidente da Liga de Fonte Boa, Sémio Barbosa.
 
"Estou desde 2018 na gestão e comissão técnica. Sempre tivemos que abdicar de muita coisa para estarmos à frente do esporte. Este ano, a semifinal caiu na mesma semana do nosso Festival Folclórico. Mas estamos focados e a Copa da Floresta é prioridade. Nossos atletas também tiveram que abdicar do conforto de seus lares e virem em busca de uma vantagem para continuarmos brigando por uma vaga na grande final. Em 2023, saímos de forma precoce, nos pênaltis, na sede em Alvarães. Tivemos duas falhas e saímos nas penalidades. Desta vez, nossa equipe veio com 19 atletas, 90% do time está há mais de cinco meses treinando. Tivemos três baixas, nosso goleiro suplente, um zagueiro e um meia-atacante que foram cortados da viagem. Os atletas que estão presentes estão preparados", afirmou.
 
Única seleção com 100% de aproveitamento, Fonte Boa deixou para trás Jutaí, Alvarães e Benjamin Constant. Além disso, tem ainda a vice artilharia da Copa da Floresta, Lucas Rocha, o "Lucão", que tem dois gols a menos que Antonildo, de Urucurituba, com oito gols. A seleção da Terra do Cacau já foi eliminada da competição e Lucão tem a oportunidade de assumir o posto de goleador da edição.
 
O município de Fonte Boa
 
Localizado na região do Alto Solimões, Fonte Boa possui aproximadamente 25 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
O município é forte culturalmente. É palco das disputas dos Boi-bumbás Corajoso e Tira-prosa, que se apresentam em diferentes itens para decidir quem é o campeão. No final de novembro, é realizada a Festa do Pirarucu, quando se comemora a despesca anual do peixe e reúne as comunidades em uma ação de manejo sustentável.
 
O início da Festa do Pirarucu também marca o começo dos festejos de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do município.

Av. Constantino Nery, 282 - Centro.

Telefone: (92) 3085-2808 / 3232-9491

federacaoamazonense@gmail.com

Segunda a Sexta, 12h as 18h

© Copyright 2015 - 2023 - Federação Amazonense de Futebol.

Todos os direitos reservados.