A FLORESTA É A BOLA DA VEZ
A Federação

Fundada no dia 26 de setembro de 1966, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) .é Presidida atualmente por Ednaílson Leite Rozenha, é a entidade que controla o esporte no Amazonas e representa os clubes do Estado na CBF. Sua fundação foi motivada pela briga entre a ACLEA (Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas) e a antiga F.A.D.A.

 

A FAF teve como fundadores Ismael Benigno (São Raimundo Esporte Clube), Joaquim Paulino Gomes (Nacional Futebol Clube), Agnelo Amorim (Atlético Rio Negro Clube), Orleans Tupinambá Nobre (Nacional Fast Clube), Dr. Arthur Teixeira Alves (América Futebol Clube), Damião Ribeiro (Sul América Esporte Clube), Manoel Marques (União Esportiva Portuguesa), Raimundo Nonato da Silva Mota, Luiz Alberto Aguiar, João Batista Guerra, Mário Bittencourt Guimarães, Luiz Gonzaga de Souza e Dr. Flaviano Damais Limongi  (Este  eleito o primeiro presidente da entidade.

 

Antes de ganhar esta denominação, o futebol do Amazonas teve várias ligas: Liga Amazonense de Football - fundada em 15 de janeiro de 1914 e em janeiro de 1916 passou a ser denominada Liga Amazonense de Sport Athléticos (LASA), que durou apenas 1 ano - e Federação Amazonense de Desportos Atléticos (F.A.D.A), que foi fundada em 21 de Novembro de 1917, tendo como primeiro presidente o Dr. Aristóteles Melo e Laércio Miranda (último)

 

Nos seus primeiros anos, a entidade FAF (que foi reconhecida pela CBD em 09 de  setembro de 1967) levou a Seleção Brasileira para inaugurar o Vivaldão - maior estádio de futebol de Manaus. Em 2014 o antigo Estádio Vivaldo Palma  Lima foi demolido para dar espaço à Arena da Amazônia, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

 

Desde 1914 até os dias atuais é realizado o Campeonato Amazonense de Futebol, que decide o campeão estadual entre os clubes profissionais da modalidade e define os representantes amazonenses na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. Até 1963 o torneio era amador, só em 64 torna-se profissional e em 1966 começa a ser organizado pela FAF.   

 

Todas as ligas do futebol amador dos municípios do interior do Amazonas são filiadas a FAF. Atualmente, com a nova gestão da Federação, acontece a Copa da Floresta, torneio que mais movimenta público de futebol no interior. 

 

 

 

Desde a sua fundação, em 66, confira os Presidentes  da Federação Amazonense de Futebol.

 

 

Presidente: Flaviano Damasi Limongi  (1967 -1974).

Vice -presidente:  Jorge Teixeira.

Secretário: Dr. Joaquim Gomes Loureiro.

Tesoureiro:  Sr.Norton Pinho.

Conselho Técnico: Luiz Gonzaga de Souza, João Guerra, Sebastião Maia, Raimundo Melo e José Maria Bichara.

Conselho fiscal : Dr. Fernando Barros, Prof. Alfredo  Linhares e Sr. Alfredo Tetenje.

 

 

Presidente: João Maria Bichara (74-75) assumiu após o afastamento de Flaviano Limongi 

 

Presidente: Paulo Braga (75-77) ( Depois se afastou da presidência por enfermidade. Assumindo assim José Lins; José Dutra, assumiu em exercício)

 

 

Presidente: José Luiz de Araújo Ribeiro (78,79,80,81,82)

Vice-presidente: Joacy Medeiros Alves ; Orlando Novaes (segundo vice-presidente)

 

 

Presidente: Joacy  Medeiros Alves ( 83,84,85,86)

Vice-presidente:  Zulândio  Antunes Pinheiro  

 

 

Presidente: Belmiro Jorge Rodrigues da Costa  (86,87,88.89,90)

 

 

Presidente: Dissica Valério Tomaz ( 1991 – 2022 )

Vice-presidente: Pedro Augusto

 

 

Presidente: Ednaílson Leite Rozenha (2022-)

Vice-presidente: Eufrásio  Assis Azevedo Filho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CURTA NO FACEBOOK
RECEBA TODAS AS NOVIDADES DA FEDERAÇÃO AMAZONENSE DE FUTEBOL NO SEU E-MAIL.

© 2015-2024. Federação Amazonense de Futebol. Fundada em 26 de setembro de 1966 - Todos os direitos reservados.